quarta-feira, 15 de maio de 2013

LULA E DILMA, NO SEMINÁRIO EM PORTO ALEGRE!!

Ontem em porto alegre aconteceu o seminário dos 10 anos de governo PT no Brasil,com a presença de diversas lideranças do partido como a Presidente Dilma Rousseff, o ex presidente LULA, o Governador Tarso Genro, o presidente Nacional do PT  Deputado Rui Falcão, entre outros.
Um encontro onde foi falado da nova geopolítica internacional do PT e que também marcou o aniversário dos 10 anos de PT a frente do país, uma década diga-se de passagem de grande crescimento, que hoje serve de exemplo a outros países.
Seminário que começou com Marco Aurélio Garcia assessor da presidência para assuntos internacionais,  que falou do grande acerto do então presidente Lula, que ampliou as relações externas e priorizou o fortalecimento da América Latina, a presença comercial do Brasil aumentou em todas as regiões do mundo e as trocas comerciais brasileiras quadruplicaram na última década.
Logo após discursou o Governador Tarso Genro que começou sua fala salientando que agora se inicia um novo ciclo no projeto democrático do país, comentou que o desenvolvimento e radicalidade democrática conquistados ao longo destes dez anos, passará por um período de novos desafios''Isso se da por três razões: a grande mobilidade social promovida pelo governo, que significam que  foram lançados no mercado e na cidadania mais de 40 milhões de brasileiros; porque como dizem Lula e Dilma o cenário global que é de crise é também de delegação para países como o nosso e por último é que a oposição esta sem rumo e sem projeto.

Mas foi do ex presidente Lula incendiou o público com brincadeiras e dados sérios(''o Brasil  virou um país importante na geopolítica internacional. Tínhamos sido a 8º econômia do mundo, caímos para 13º, e hoje somos a 6º, não tínhamos representação internacional, hoje temos FAQ e a OMC e, se der certo, os direitos humanos da OEA'')que comprovam o sucesso da década petista no governo federal, o Brasil não precisa mais pedir licença para fazer jogo na política internacional, não somos mais coadjuvantes e isso exige mais do governo e da sociedade brasileira, e para encerrar convidou a plateia a uma reflexão'' No dia em que vocês acordarem com alguma dúvida sobre o que o PT fez nesse país, feche os olhos e imaginem o que seria desse país sem os 10 anos de PT.

A presidenta Dilma iniciou seu discurso elogiando a militância gaúcha pelos 33 anos e pela presença que tem no governo e na construção da última década.
Falou também de politica internacional onde disse que esse é um dos setores em que fica mais evidente o quanto o país avançou.''Os ganhos que tivemos com nosso reposicionamento internacional são muitos e importantes ,para Dilma, o sucesso na área internacional acontece, o Brasil se baseia na concepção de que os relacionamentos devem ser baseados no respeito  e repulsa a práticas  tradicionais que subjugam os outros países.''Temos a marca do respeito pelos outros países, reconhecemos as necessidade de benefício mútuos''.
Dilma salientou ainda que o Brasil dá exemplo e perspectivas,''Somos das vozes que se erguem para dar ao mundo um caminho.A visão que se tem é mais realista , pois percebem o imenso potencial que temos aqui. Nos respeitam também pelo fato de que , durante o período de crise , fomos o país que mais criou empregos  no mundo''.
A presidente encerrou lembrando uma crônica de Luis Fernando Veríssimo escrita durante a composição do governo Olívio, em que se descrevia o secretariado e ela era definida como ''gaúcha de propósito, nos dois sentidos''Isso  diz muito sobre o coração e o que se aprende aqui no Rio Grande  do Sul. É fundamental teimar e ter posições claras.''Dilma disse ainda que o PT nasceu representando o novo, e que 33 anos depois, ainda o representa.
Nos próximos dias falaremos mais deste encontro, no qual não podemos deixar de falar da presença ímportantíssima  do nosso Vereador Moacir Nazário CÍ, e do vice prefeito Moacir Antolini, ambos representando Unistalda e o PT unistaldense neste seminário em Porto Alegre.




Nenhum comentário:

Postar um comentário